terça-feira, 6 de agosto de 2013

Resgate Histórico do Movimento Hip Hop - Relato da Experiência




Alanshark e Educandos/as  (durante Resgate Histórico do Movimento Hip Hop)
Essa primeira experiência proporcionou bons frutos, pois o ponta pé inicial foi dado com a participação de 40 jovens frequentadores do Família CJ (Santa Lúcia) situado no Jd. Kagohara.

Os/as envolvidos no processo se sentiram a vontade para dialogar sobre os temas provocados durante a explanação da história do movimento Hip Hop e o contexto social e político que ele surge e se desenvolve. O que propiciou intensa reflexão coletiva sobre a realidade em que os/as próprios educandos/as estão inseridos, pois o contexto político social atual da juventude periférica não é muito diferente do das décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000, o que acaba causando identificação no que se diz respeito a necessidade de superação de diversos problemas sociais.

Trabalhando quatro elementos (DJ, MC, Graffiti e Break) do Hip Hop foi possível fomentar o estudo da realidade e consequentemente o quinto elemento (conhecimento), nesse exercício de troca de conhecimento, acreditamos que a visão de mundo de todos/as os envolvidos mudou, ou melhor, ampliou.

Ainda nesse processo foram valorizados jovens artistas e atletas locais que estão dando seus primeiros passos no mundo da música, da dança e do skate. Foram eles: Crew Titãns (formada por dois B.Boys e duas B. Girls) e o grupo de Rap Projeto 13 (formado por três MC’s), além dos skatistas presentes que também tiveram espaço para suas manobras.

O grupo de Rap Fora de Frequência (que deu origem ao coletivo FF) encerrou com pocket show e distribuição de Cds (primeiro álbum da banda Novos Ares) para os/as presentes.


Resumindo o processo, todos/as (educadores, artistas e educandos/as) viveram uma experiência de acesso a cultura, produção cultural local, estudo e protagonismo.

                        DJ Rebeldia (Workshop de DJ)


                   


B.Boy Schuwambach (Workshop de Break)
Participação de Jovem local (Crew Titãs)  durante workshop de Break 
                   
MC Pézão (Workshop de MC)

Anderson em Intervenção de Graffiti 

Grupo de Rap Projeto 13 (Microfone Aberto)











                                                                  
                                             Abaixo encontro dos elementos (Microfone Aberto) 




Fechamento com Fora de Frequência



Graffiti Finalizado


Fotos: Rafael Simões


Nenhum comentário:

Postar um comentário