O Coletivo

O Coletivo Fora de Frequência (CFF) surge em 2006 como um grupo de RAP, posteriormente seus integrantes engajam-se em ações socioculturais com o objetivo de valorizar e movimentar a produção e economia cultural que está à margem dos grandes centros. Processo que os leva a sistematizar suas práticas, a fim de problematizar e entender como os trabalhos contribuíam ou poderiam contribuir para a potencialização das produções em questão. Tal experiência os estimulam a crer que a Cultura Hip Hop é mais do que expressão artística, e passam a enxerga-la também como agente geradora de articulação, educação, renda e transformação social.

Foi então, que em 2009, o CFF passa a elaborar e executar oficinas, rodas de conversa e eventos em comunidades, escolas públicas, espaços culturais e ONGs do distrito do JD. Ângela e outras localidades de SP. Muitas das atividades com suporte financeiro viabilizado por parcerias construídas via contemplação de pequenos e médios editais públicos e privados, o que favorece a contratação de trabalhadores da cultura periférica, formação de novos atores, acesso a educação, arte e cultura e o direito de produzi-la, além de movimentar e injetar recursos dentro do setor cultural historicamente marginalizado. 

Durante todos esses anos o CFF vem desenvolvendo diversas ações culturais, artísticas e arte-educacionais nas periferias da cidade, como os projetos: 
  • Rua das Rimas - de 2010 a 2017; 
  • Rua D'Arte - de 2011 até o momento; 
  • Resgate Histórico do Movimento Hip Hop - de 2013 a 2017;
  • Ponta de Lança - de 2013 até o momento;
  • Jaçarau - de 2014 a 2015; 
  • Hip Hop Rua: Raiz Underground - de 2017 a 2019.
Em 2018, o Coletivo Fora de Frequência funda o Centro Cultural Mocambo, por meio do projeto Hip Hop Ontem, Hoje e Amanhã, contemplado na 2ª edição do edital de Fomento a Cultura da Periferia. O espaço fica localizado no bairro Jd. Alto da Riviera, região em que a maioria de seus integrantes residem a mais de três décadas. Após 15 anos de atuação e mais de 35 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, atingidas diretamente,  o CFF é consolidado como uma das referências culturais no território e na cidade de São Paulo.

Confira parte dos trabalhos realizados pelo Coletivo Fora de Frequência aqui